6 Benefícios do alongamento para o corpo

Alongamento muscular, conhecido apenas por alongamento, é um dos rituais pré treinos mais queridos. Todo bom atleta (ao menos os disciplinados) sabe a importância e os benefícios de um bom alongamento. E você saberá mais a seguir também!

Para que serve o alongamento?

O alongamento pode ser definido como um relaxamento muscular. É um tipo de exercício destinado a relaxar a musculatura de acordo com o movimento executado.

Apesar de ser realizado sempre pré treino, o alongamento em si é um exercício físico. O seu foco é deixar os músculos mais elásticos, permitindo uma série de movimentos sem limitações. De baixo impacto, a sua prática é indicada diariamente

Quando o corpo passa um tempo sem fazer alguns alongamentos perde a elasticidade com o tempo. Um bom exemplo são as crianças, as quais conseguem abrir escala e tocar as costas com a palma da mão sem sacrifícios. Com o avanço da idade e ausência de alongamentos o corpo perde uma parte da flexibilidade.

 

Os seis benefícios do alongamento para o corpo

Todos os atletas de auto rendimento conhecem e compreendem os benefícios do alongamento. Os seis principais são:

Evita lesões – o alongamento pré treino prepara o corpo para os demais movimento. Manda as coordenadas para a musculatura de que por ali vem exercício, fazendo cada músculo se preparar física e quimicamente para os exercícios seguintes.

Ajuda na amplitude dos movimentos – pessoas sem alongamento constante tendem a sentir dificuldades com alguns movimentos diferenciados. Um simples agachar em casa pode causar problemas e até dores quando não há alongamento constante.

Ajuda na recuperação pós treino – forçou muito na musculação ou no esporte? A melhor forma do corpo se recuperar é com um alongamento pós treino. Uma dedicação de cinco a 10 minutos de exercícios físicos com esta finalidade pode ser de grande ajuda.

Melhora a flexibilidade – e por que isso é bom? Para alguns esportes é crucial. Na corrida os movimentos das pernas mais amplos e sem dores são extremamente importantes para a velocidade e resistência nas distâncias. Na natação a amplitude da braçada pode tornar a velocidade ainda melhor, dentre outros esportes e benefícios.

Evita dores pós treino – treinos intensos de auto rendimento pedem uma preparação maior da musculatura. Com o alongamento a fadiga tende a ser menor, o que não quer dizer que o treino não vá render de igual forma.

Melhora a circulação sanguínea – movimentar músculos os quais não são muito usados no dia a dia ativa partes do corpo as quais vão precisar de mais sangue. Isso ajuda a circulação sanguínea.

 

Quantas vezes fazer alongamento por semana?

Por ser um exercício de baixo impacto a indicação dos especialistas é quanto mais melhor. O alongamento pode ser praticado todos os dias da semana e em qualquer horário do dia. A indicação é sempre que praticar algum exercício fazer um alongamento pós treino com o corpo ainda aquecido.

E uma dica mais importante ainda: respeite os limites. Nada de forçar demais. Com dor a flexão do músculo ou esticamento deve parar no mesmo instante.

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