Como funciona o vale gás? Como receber?

Dos diversos programas de auxílio às famílias de baixa renda temos na lista o Vale Gás. Voltados a quem não pode suprir com suas necessidades básicas mensais, o benefício é pago a quem realmente precisa e é simples de conseguir quando se tem direito. Saiba mais!

O que é e como funciona o Vale Gás?

Criado em 2001, o Vale Gás é um benefício do Governo Federal concedido a famílias de baixa renda e que segue o calendário do bolsa família. Ao contrário do que alguns podem pensar a criação deste programa não é do Governo do presidente Lula e sim de Fernando Henrique Cardoso, herdado para os governos posteriores.

O programa é administrado pelo Ministério de Minas e Energia e está em funcionamento até hoje. O benefício é no valor de R$ 50 pago a cada dois meses para ajudar a comprar um botijão de gás. A proposta é auxiliar famílias a terem uma alimentação digna quando realmente precisam.

O Vale Gás é um dos benefícios mais antigos em atividade e por enquanto não está na lista dos projetos a serem cortados por redução de custo governamental. Estima-se um auxílio a mais de 10 milhões de famílias no Brasil que antes deslocavam verba de outras ajudas financeiras para conseguir realizar o preparo dos alimentos.

Quem possui direito ao Vale Gás?

Todos os beneficiados com bolsas assistenciais do Governo Federal possuem direito a receber o Vale Gás. Podem receber então:

  • Quem possui cadastro social como baixa renda;
  • Beneficiários do Bolsa Família em suas diversas categorias;
  • Beneficiários do Bolsa Escola.

O pagamento é por família e não por membro. Se mais de uma pessoa em uma mesma residência receber o Bolsa Família, apenas um pode se cadastrar para receber o Vale Gás.

A comprovação por documentação é crucial para receber o valor correspondente ao Vale Gás. Caso um brasileiro se cadastre e tenha renda, poderá ser multado a devolver o valor com juros e ser condenado por utilizar documentos falsos se usar de tais meios. Todos os cadastros são revisados periodicamente pelo sistema do programa.

Como receber o Vale Gás

Como é preciso fazer parte de algum programa social para ter direito a este benefício, é preciso ter cadastro em um dos programas sociais federais. Para isso basta procurar a sede da prefeitura mais próxima munido de documentos pessoais básicos. São eles:

  • Identidade e CPF – habilitação também serve e substitui os dois;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho comprovando o estado de desempregado.

O cadastro é feito em nome da pessoa a qual procurou se cadastrar. O benefício é válido por dois anos e depois é feita uma renovação para saber se ainda há a necessidade de receber o pagamento.

O pagamento é realizado junto com o Bolsa Família nas agências da Caixa Econômica Federal. Para retirar o dinheiro é preciso ter o cartão do programa, emitido gratuitamente alguns dias após o cadastro. Não é necessário pagar pela via e em caso de perda pode-se tirar uma segunda via.

Comments are closed.

SOBRE

O Promovida tem como objetivo promover um estilo de vida mais saudável, alinhado com a filosofia paleo-low carb de alimentação forte e baseada em alimentos naturais e o menos processados possível. Promover saúde é promover vida ❤