Para onde vai o dinheiro pago no pedágio? Entenda

Quem viaja ou transita de carro em estradas e rodovias já deve ter passado por um pedágio. Para cruzar a entrada daquela via em especial é necessário pagar uma pequena taxa. O pedágio pode variar em valores e chegar a mais de R$ 10 em alguns casos. Mas para onde vai esse dinheiro? Saiba mais!

O que é um pedágio?

Quem paga o IPVA 2018 fica pensando sempre: por que pagar para andar em uma via pública quando na verdade você já paga o IPVA 2018 SP, por exemplo? O pensamento não está errado mas a taxa deve ser paga para andar naquele trecho em especial.

O pedágio é uma taxa a ser paga para ter direito a usar uma via particular. Contudo, é comum encontrar vias no Brasil as quais havia a passagem livre e começaram a ser pagas. Isso acontece porque anteriormente esta via era totalmente pública mas foi cedida a uma empresa para cuidar de sua administração.

A administração de uma via pode ser pública ou particular. O dinheiro pago no IPVA é para a construção de vias públicas e este tributo é sua principal fonte de arrecadação para manutenção das vias. Contudo, nem sempre o Estado consegue dar conta pela extensão territorial e começa a fazer licitações para ceder as vias para empresas as quais querem tomar conta.

Sendo assim, podemos cruzar com uma via a qual antes era totalmente pública e não era necessário pagar e agora existe um portal para passagem onde se pode cruzar apenas por pagamento. O valor costuma variar de acordo com o porte do veículo: se passeio, de transporte de carga e passageiros, dentre outros. Deve ser especificado no início da via.

Como funciona um pedágio?

Sempre que se está chegando a uma via com pedágio deve haver sinalização. Com antecedência há a indicação de que em um determinado trecho haverá a cobrança para pagamento. Um funcionário é responsável por receber o dinheiro e permitir o acesso. Em outros países isso já funciona eletronicamente.

Costumeiramente é indicado ter duas vias, uma paga e outra não, mas nem sempre há esses dois caminhos. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, em muitos trajetos estão disponíveis apenas vias com pedágio, obrigando o contribuinte a pagar.

Para onde vai o dinheiro do pedágio?

Como uma empresa privada toma conta de uma via com pedágio, ela possui a obrigação de deixar as suas condições impecáveis e isso leva custos. Logo, o pagamento do pedágio é a forma como ela recebe de volta o valor gasto na manutenção constante da via.

O dinheiro pago no pedágio vai para a empresa que toma conta da via. Ele serve para a deixar em perfeitas condições de dirigir. Em comparação com as vias públicas controladas e mantidas pelo Governo, podemos notar uma enorme diferença de conservação e manutenção.

Algumas vias com pedágio possuem até reboque para carros acidentados e telefone para contato com central de suporte. É realmente um serviço diferenciado. O motorista paga a mais por isso mas de fato possui retorno do valor investido.

Comments are closed.

SOBRE

O Promovida tem como objetivo promover um estilo de vida mais saudável, alinhado com a filosofia paleo-low carb de alimentação forte e baseada em alimentos naturais e o menos processados possível. Promover saúde é promover vida ❤